Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Santos, Taynara Rafaela dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://hdl.handle.net/11449/255556
|
Resumo: |
Esta dissertação nasceu do interesse em pensar as relações raciais e de gênero a partir do Teatro Experimental do Negro - TEN. Esse grupo teatral teve grande importância no cenário social e político brasileiro e é a partir disso que evidenciaremos o protagonismo artístico e político de mulheres, artistas e intelectuais que dele participaram. A periodização das fontes acompanha o grupo desde a sua fundação, em 1944, e estende-se até a década de 1950. O interesse voltou-se especialmente para o trabalho e para a história de vida das mulheres que participaram do grupo, procurando entender a inserção da população negra, seu ativismo e a participação feminina nas histórias de Mercedes Baptista, Ruth de Souza, Léa Garcia e Maria de Lourdes Nascimento. Também são analisadas peças escritas para o TEN e as estratégias de evidência das personagens negras. Por fim, ao analisar a participação das atrizes e mulheres do TEN, demonstraremos as experiências de vida e luta quer pelo coletivo negro, quer para o caminho profissional escolhido por cada uma delas, apontando o forte envolvimento e os espaços obtidos na luta contra o racismo e em suas trajetórias e vida. |