60 anos de fotografia: um estudo de memória social sobre o Foto-Cine Clube Gaúcho, em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Pacheco, Margarete Ross Pereira
Orientador(a): Graeff, Lucas
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Centro Universitário La Salle
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Memoria Social e Bens Culturais (PPGMSBC)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11690/654
Resumo: Este é um estudo de memória social sobre o Foto-Cine Clube Gaúcho (FCG), em Porto Alegre, construído a partir da análise de documentos da associação e de entrevistas com ex-alunos, sócios, ex-sócios, professores, gestores e fundadores. A pesquisa destaca a importância do clube para a formação de fotógrafos e amadores ao longo dos mais de sessenta anos de existência da entidade. Busca compreender, sobretudo, as relações entre as trajetórias individuais e profissionais dos entrevistados e a passagem pelo FCG, bem como as especificidades da formação em fotografia oferecida no clube. Foram realizados vinte e cinco contatos que resultaram em vinte e duas entrevistas. A partir disso, a sistematização dos dados apontou para quatro categorias analíticas: A fotografia como vocação, em que família, profissão e trajetórias profissionais aparecem como cenários determinantes para os contatos iniciais com a prática fotográfica; O ato fotográfico: do segredo à revelação, incluindo o tratamento da imagem após sua captura e, principalmente, a aura e a magia que envolve os processos laboratoriais de revelação e ampliação das imagens; Entre o olhar e o ver, que remete à sensibilidade e ao senso estético que particularizam a fotografia amadora e o amor pela fotografia; e A fotografia digital, um bode expiatório, em que a evolução das técnicas e práticas fotográficas, em particular no que se refere à fotografia digital, é apresentada como o principal vetor das transformações do fotoclubismo e do ponto de vista dos entrevistados, para o declínio do FCG enquanto centro de referência para a formação de fotógrafos amadores e profissionais. Em decorrência do que prevê o Programa de Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais, no qual a pesquisa se inscreve, o produto final deste estudo foi a realização de uma exposição que contempla o acervo de fotos premiadas, o acervo bibliográfico e documental e a coleção de equipamentos do FCG, bem como a produção fotográfica dos participantes da pesquisa.