Embalando sons e seduzindo o olhar: a argumentação nas capas de discos da Tropicália

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Soares, Delzio Marques
Orientador(a): Ferreira, Fernando Aparecido lattes
Banca de defesa: Figueiredo, Maria Flávia lattes, Costa, Silvia Scola da lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Franca
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Linguística
Departamento: Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/436
Resumo: O disco de vinil de 12 polegadas (LP) foi a principal mídia da indústria da música no século XX. Nesse contexto, a capa que embalava o disco, articulando elementos argumentativos por meio do projeto gráfico, promovia o produto e colaborava na adesão a uma nova proposta musical. O corpus deste estudo compreende as capas de sete LPs da Tropicália, movimento musical capitaneado pelos artistas Caetano Veloso e Gilberto Gil, que floresceu entre outubro de 1967 e dezembro de 1968. Considerando a capa como um discurso, a investigação, tem como objetivo geral, compreender de que maneira as capas desses LPs corroboram a proposta musical do movimento. Como objetivo específico, demonstra quais recursos argumentativos foram empregados nos seus projetos gráficos. Os fundamentos teóricos da Retórica – conforme sistematizada por Aristóteles (2012) e estendida modernamente por pensadores como Reboul (1998) e Tringali (2014) – sustentaram este estudo, bem como conceitos da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014). A cartilha de alfabetização visual proposta por Dondis (2015), nos municiou de ferramentas para a compreensão da linguagem visual, em conjunto com as noções de Barthes (2015), acerca da Retórica da Imagem. Na confluência da Nova Retórica com o Design Gráfico, adotamos o ferramental de análise proposto por Almeida Junior e Nojima (2010). Tal investigação nos parece relevante, considerando o pouco que se tem dedicado à linguagem visual e suas possibilidades argumentativas no âmbito dos estudos linguísticos, especialmente tendo como objeto capas de disco. Consideramos que nosso objetivo foi alcançado, pois, por meio das análises do corpus, pudemos perceber os recursos argumentativos das sete capas, de tal forma que, seis delas corroboram o ethos tropicalista, e uma delas não.