A intertextualidade em: A pecadora queimada e os anjos harmoniosos, de Clarice Lispector

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Oliveira, Eneida Gomes Nalini de lattes
Orientador(a): Pernambuco, Juscelino lattes
Banca de defesa: Abriata, Vera Lúcia Rodella lattes, Carmelino, Ana Cristina lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Franca
Programa de Pós-Graduação: Programa de Mestrado em Linguística
Departamento: Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/713
Resumo: Esta dissertação teve como tema A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos, única peça teatral escrita e publicada por Clarice Lispector, e analisou os aspectos da intertextualidade e do dialogismo que nela se fazem presentes. A peça tem duas publicações, uma datada de 1964 e outra de 2005, e poucos estudos foram realizados acerca dessa produção. O objetivo da pesquisa foi contribuir para os estudos literários e linguísticos sobre a obra de Clarice Lispector, ao trazer para o cenário acadêmico uma peça teatral pouco analisada. A pesquisa embasou-se, nos trabalhos de Koch (1991, 1998, 1999, 2002, 2006, 2008), Bakhtin (1981, 1997, 2006) e Gomes (2006 e 2007) buscando fundamentação para verificar relações intertextuais e dialógicas com as tragédias gregas e com a Bíblia e analisar aspectos literários da peça. Justifica-se o tema pela riqueza literária deixada pela autora e pelo estudo que permeou sua obra no que concerne às Tragédias Gregas e aos textos religiosos (a Bíblia), além da importância do texto enquanto crítica sócio-política.