Prática de fãs no pagode baiano: profanações e estrátegias discursivas no youtube
Ano de defesa: | 2024 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Estado da Bahia
Pós Graduação em Critica Cultural |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5380 |
Resumo: | Esta dissertação trata das práticas de fãs de pagode baiano a partir das alternativas de produção de conteúdo criadas pelo acesso as novas tecnologias midiáticas que funcionam como dispositivos agambianos. Numa complexa rede de interatividade, o uso criativo das mídias emergentes, transformações de mercado e do ambiente cultural constituem novas formas de construção de juízo valorativo sobre música com a prática de um consumidor ativo - prosumidor. A cultura participativa encontra nesse contexto o fortalecimento de outras rotas de expressão que provoca profundas transformações nas interações individuais e sociais. Nesse sentido, buscamos refletir e investigar, especificamente no canal de compartilhamento YouTube, como a internet e a instauração de novas possibilidades de produção, distribuição e fruição estéticas permitem que o consumidor de música também constitua um lugar de fala sobre o que consome provocando deslocamentos ou pelo menos tensões na hierarquia da mediação musical. |