COLÔNIA: prototipação de um jogo de tabuleiro para popularização dos alimentos fermentados
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Viçosa
Microbiologia Agrícola |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://locus.ufv.br//handle/123456789/31877 https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2023.126 |
Resumo: | Alimentos fermentados correspondem a um grupo de relevância histórica e cultural; além de constituirem parte significativa da dieta humana, alguns apresentam propriedades comprovadamente benéficas à saúde. Embora a procura por alimentos funcionais e de maior saudabilidade tenha crescido nos últimos anos, ainda se observa certa resistência quanto às características sensoriais de alguns produtos produzidos via fermentação. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo de tabuleiro para popularização dos alimentos fermentados, visando favorecer a adaptação ao gosto destes alimentos, além de contribuir como ferramenta lúdica no ensino-aprendizagem da microbiologia da fermentação de alimentos. O itinerário da pesquisa foi conduzido pelo método Design Science Research (DSR). Para concepção inicial dos principais conteúdos a serem abordados no jogo e os desafios observados no ensino tradicional, foram entrevistados especialistas (docentes) das áreas de Microbiologia, Nutrição e Tecnologia de Alimentos; um especialista em jogos de tabuleiro também foi entrevistado, contribuindo para a criação de uma lista de concorrência. O desenvolvimento do jogo se iniciou por um processo de abstração até a confecção manual de um protótipo de baixa fidelidade. Para sua avaliação, 44 estudantes de Graduação foram recrutados para compor o painel de jogadores. Entrevistas foram aplicadas para avaliação dos aspectos de jogabilidade e mecânica, sendo submetidas à análise de conteúdo Bardiniana utilizando-se a ferramenta Iramuteq. Para avaliação dos diferentes objetivos do uso do jogo foi utilizada uma abordagem de triangulação de métodos mistos. Os resultados demonstraram que o jogo contribuiu para o ensino aprendizagem, gerando motivação e confiança, além de possibilitar o incentivo à introdução e adaptação ao gosto de alimentos novos junto ao público-alvo. Palavras-chave: Microbiologia. Fermentação. Serious Games. Design Science Research. |