Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Moreira, Talitha de Medeiros [UNIFESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39243
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Resumo: |
Este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades de novos campos de experimentação em meio ao que Michel Foucault denominou focos de experiência. Enquanto o conceito de foco de experiência trata da relação entre as três instâncias constituintes do pensamento: saber, norma e subjetividade; a noção de campo experimental é empregada para mostrar uma decisão de vivenciar relações que interrogam as delimitações colocadas pelos focos de experiência. Sustenta-se a hipótese de que por ter sido transpassada por características próprias do foco de experiência pastoral cristão, a educação contemporânea vem demandando dos sujeitos educacionais campos de experiência contidos em estreitos limites. Tais características apontadas são: a confissão e a arte de conduzir. Ao serem problematizadas, elas indicam a marca da governamentalidade pastoral na educação, refletindo assim os procedimentos disciplinares, táticas e controles que incidem não apenas sobre os campos experimentais de cada sujeito individualmente, mas de todos os sujeitos. Para que se possa sustentar tal hipótese dois movimentos são desenvolvidos. De um lado, são empregados esforços teóricos: por meio de estudos sobre os conceitos axiais tratados no trabalho e já estudados por Foucault. De outro lado, busca-se articular a dimensão conceitual com a sua atualização por intermédio de documentos reguladores, estudos históricos e experiências vividas na educação contemporânea do país. Como ferramenta para se pensar ações dentro de um regime de verdade educacional permeado pela pastoral cristã, elege-se a atitude crítica e o quanto a conscientização e a negação das maneiras como se é governado podem ou não possibilitar diversos campos experimentais nos focos de experiência intrínsecos à educação. |