Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Matos, Jéssica de Miranda |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://hdl.handle.net/11600/71786
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Resumo: |
Esta dissertação investiga os percursos criativos do dramaturgo-encenador Francisco Carlos na construção de uma realidade cênica singular, desenvolvida ao longo de sua trajetória de mais de 40 anos no teatro. Sua dramaturgia, inserida no movimento contemporâneo que emerge após a crise do drama, encena diversas questões tecidas com epistemologia ameríndia e temáticas contemporâneas urbanas. As fontes desta pesquisa incluem a dissertação de mestrado Outros canibais: Teatro jaguarizado contra a colonização do pensamento de Kleber Ferreira Nigro (2016), a tese de doutorado Entre a tradição e a ruptura na dramaturgia recente no Brasil: modos e modas de José Teotônio Sobrinho (2015), entrevistas publicadas com Francisco Carlos e fontes jornalísticas sobre suas montagens. As múltiplas linguagens presentes em seu teatro experimental fundem texto e cena, configurando-o como um dramaturgo-encenador de características próprias. Para a análise desses aspectos, utiliza-se como referência e inspiração a sistematização do método de ator de Antunes Filho, realizada por Sebastião Milaré (2010). Estabelecem-se 6 (seis) características de comparação e relação entre Francisco Carlos e Antunes Filho, considerando-os como pesquisadores do teatro contemporâneo que refletem sobre a transformação da cena, a criação teatral, a noção de imagem e as realidades cênicas. Por fim, nas considerações finais experimento pensar esse estudo de Francisco Carlos como parte de um programa pós-dramático de teatro. |