Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Alves, Shayene Bravo
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Orientador(a): |
Ericeira, Ronald Clay dos Santos
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Banca de defesa: |
Ericeira, Ronald Clay dos Santos,
Rocinholi, Luciene de Fátima,
Oliveira, Dayse de Marie |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia
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Departamento: |
Instituto de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14396
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Resumo: |
Este trabalho trata-se de uma pesquisa psicossocial a fim de compreender e analisar os conteúdos das canções no período da ditadura no Brasil dos anos de 1964 a 1985 e seus atravessamentos sociais-culturais-econômicos, mais especificamente na construção/transformação dos conceitos e sentidos do amor naquele contexto. Para este fim, selecionamos canções de Milton Nascimento e Belchior. Investigar os aspectos sócios-culturais da Ditadura militar se faz necessário, pois, apesar de passados 50 anos, esse período é um acontecimento histórico que resulta hoje em impactos e resistências nos modelos e sistemas atuais. Para isto utilizamos, revisão bibliográfica e o método de análise de conteúdo proposta por Bardin. Foram encontradas cinco categorias: Eros, Philia, ágape, Amor cortês e Amor Burguês para a análise das canções. Dessa forma foi possível perceber o quanto a história e a música são atravessadas, bem como os sentidos que o amor pode apresentar em suas transformações alo longo do tempo. |