Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Carvalho, Giovanna de Almeida
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Orientador(a): |
Kalil, Luís Guilherme Assis
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Banca de defesa: |
Kalil, Luís Guilherme Assis,
Vieira, Felipe de Paula Gois,
Barros, José Costa D’Assunção |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em História
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Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13941
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Resumo: |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os caudilhos latino-americanos são representados nos romances “Cem Anos de Solidão” (1967), “O Outono do Patriarca” (1975) e “O General em seu Labirinto”(1989) do autor colombiano Gabriel García Márquez. Utilizando, dessa forma, suas obras como fonte ao lado de uma historiografia sobre o caudilhismo e a trajetória da literatura na América Latina. Alguns dos mais conhecidos personagens de Gabo são comumente ligados à figura do caudilhos, portanto procura-se compreender como o autor desenvolveu esse personagem e de que forma podemos achar semelhanças entre eles. De certa forma, García Márquez constrói uma imagem sólida destes, envoltos principalmente pela solidão. Em vista de tornar possível essa análise, é feito uma breve trajetória da literatura e do romance na América Latina, com enfoque ao período do Boom Latino-Americano ao qual fez parte o escritor, assim como a corrente literária do realismo mágico, por onde perpassam algumas de suas obras. Logo após, é preciso pensar na vida pessoal e política do autor, as suas inspirações literárias e como possivelmente a sua criação tenha influenciado na sua literatura. Sendo assim, pensando no panorama que envolve García Márquez, os contextos políticos, históricos e literários da época, será observado o desenvolvimento dos seus personagens. De uma forma que seja possível compreender como esse fenômeno histórico tomou forma nesses romances. |