Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Souza, Ingrid Constantino de
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Pereira, Luena Nascimento Nunes
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Banca de defesa: |
Pereira, Luena Nascimento Nunes,
Marzano, Andréa Barbosa,
Castro, Elisa Guaraná de |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
|
Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Palavras-chave em Inglês: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11526
|
Resumo: |
A presente pesquisa busca analisar os personagens-tipos da mulata e do malandro inseridos no Teatro de Revista na cidade do Rio de Janeiro, no período de 1937-1945, momento da política cultural realizada na conhecida Era Vargas. O período do Estado Novo utilizou do mito da democracia racial para a construção símbolos nacionais a fim de reforçar uma imagem na sociedade brasileira. Esses personagens-tipo carregam em si características como sensual, extrovertido, infantilizado, submisso ou pernóstico, construídos já no século XIX e que se mantém até a nossa contemporaneidade |