Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Henrique, Artur Rômulo Batista
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Orientador(a): |
Barros, José Costa D'Assunção
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Banca de defesa: |
Barros, José Costa D'Assunção
,
Alves, Amanda Palomo
,
Bezerra, Danieli Machado
,
Ricon, Leandro Couto Carreira
,
Silva, Leonardo Santana da
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Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em História
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Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10089
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Resumo: |
Esta Tese tem por objetivo analisar questões importantes acerca da vida e obra do compositor José Maurício Nunes Garcia entre os anos de 1808 a 1821. Buscamos com esta pesquisa uma avaliação historiográfica sobre ascensão social e laços de sociabilidade por meio da música, para demonstrar a partir da trajetória desse personagem como um filho de pretos-forros de origem humilde conseguiu aspirar a um cargo eclesiástico no século XVIII. Visamos, pois, propor em discussões tratar das transformações artísticas e culturais ocorridas com a chegada da corte portuguesa nos trópicos. Dentre tais assuntos abordarmos a adaptação do panorama artístico e da música feita no Rio de Janeiro aos moldes da corte de d. João VI. Comprometemo-nos a analisar as relações de José Maurício Nunes Garcia e sua representatividade na corte, a sua comunicação e relação com os músicos nativos e europeus, os mecanismos e as dificuldades para alcance de sua formação como músico, ordenação sacerdotal e título do hábito de Cristo. As influências e domínios que legaram sua produção artística no Rio de Janeiro de seu tempo. Alçaremos evidenciar os meios que tornaram possíveis a partir de seus esforços o alcance da superação de sua condição social para o exercício de seu cargo de mestre de capela real |