Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Assis, Adriano Cezario
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Orientador(a): |
Sant'Anna, Sabrina Marques Parracho
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Banca de defesa: |
Sant’Anna, Sabrina Marques Parracho,
Bacal, Tatiana Braga,
Veiga Júnior, Maurício Hoelz |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18204
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Resumo: |
A presente pesquisa tem como objetivo compreender de que forma à cultura Hip Hop, principalmente, vista a partir do elemento Rap, elabora compreensões e expectativas de jovens da Baixada Fluminense em relação à formação política e participação social de maneira individual e coletiva. Trata-se de um estudo de caso no Instituto Enraizados, coletivo com longa atuação junto à cultura Hip Hop no bairro Morro Agudo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Do ponto de vista da fundamentação teórico-metodológica a dissertação dialoga com campos de estudos das Ciências Sociais com ênfase na Sociologia da arte e da cultura, levando, principalmente, em consideração a questão da interpretação e compreensão de fenômenos sociais, da totalidade e das contradições, presentes no fenômeno estudado. Nesta pesquisa, foram investigados o processo histórico de institucionalização do Enraizados e sua relação com a atividade política pautada no cotidiano de sujeitos periféricos. A metodologia centra-se na pesquisa de campo com duração de um ano no Instituto Enraizados combinada a entrevistas com artistas independentes e produtores culturais membros da organização. Ainda da perspectiva sociológica, as entrevistas feitas ajudam a iluminar o impacto da cultura Hip Hop nos processos sociais, na identificação e subjetividade dos sujeitos envolvidos, fornecendo instrumentos para que os/as leitores/as possam refletir sobre as mudanças ocorridas na cena do Rap contemporâneo. |