Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Amorim, Karina Dias |
Orientador(a): |
Santos, Herculana Torres dos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57798
|
Resumo: |
A solução de um método de ensino-aprendizagem e mindset das personas aprenderem de forma cooperativa as competências adotadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, incluindo o socioemocional, de forma lúdica e integrativa, por meio dos programas educacionais extracurriculares: makerthons, para a faixa etária entre 06 e 11 anos, que visa desenvolver o raciocínio lógico e a habilidade de planejar com base no letramento digital absorvido nos conteúdos do game Conectar. A partir desse game, a escola receberá um relatório indicando quais áreas serão necessárias para melhorar o processo de aprendizagem e performance dos alunos, assim podem utilizar de diversos parceiros da plataforma CAC-Conectar Aprendizagem Criativa, Seja consultoria parceiras de robótica, de empreendedorismo social inclusivo, tecnologia, entre outros. O trabalho tem como finalidade aplicar consultoria diagnóstico com os alunos das escolas parceiras o framework e a partir. A ideia é que por meio das consultorias e empresas parceiras possam colaborar no ensino-aprendizagem para alunos(as) entre 12 e 17 anos, que desafia os(as) estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, estimulando sua criatividade na busca de soluções e desenvolvendo suas competências por meio de projetos e dinâmicas, com foco no futuro da vida pessoal e em sua carreira profissional. A CAC- Conectar Aprendizagem Criativa aplicará ações com o framework Conectar e mapeará o letramento digital e suas potencialidades na turma. A partir desse diagnóstico, indicará parceiros que estão na base da plataforma para colaborar e contribuir com e promover experiências híbridas de ensino-aprendizagem de forma lúdica, criativa e colaborativa, com interação presencial por meio de eventos makerhons, transformando o ensino-aprendizagem das crianças e adolescentes em oportunidades em tecnologias, que podem sim reutilizar e criar construindo competências do profissional do futuro, principalmente para as meninas. |