Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
VALENÇA, Marcello Cysneiros Landim |
Orientador(a): |
SILVA, Carla Taciana Lima Lourenco |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18705
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Resumo: |
As soluções de Tecnologia da Informação vêm se tornando cada vez mais parte da vida cotidiana das pessoas, e com isso as exigências sobre a utilidade e a usabilidade têm crescido continuamente. Os problemas a serem resolvidos estão cada vez mais complexos, e as técnicas tradicionais utilizadas pelos engenheiros de software para encontrar oportunidades e resolver problemas nem sempre conseguem atingir o seu objetivo e, quando o fazem, nem sempre chegam a produtos que satisfaçam os usuários e tragam vantagem competitiva para a empresa. A verdade é que os produtos de TI dependem, cada vez mais, da dinâmica da vida social, que não são primariamente a preocupação da engenharia, mas do design. Nesse contexto, o Design Thinking fornece uma metodologia para elicitar as necessidades dos usuários, produzindo uma série de protótipos rápidos e simples que eventualmente convergem para soluções inovadoras. Já as técnicas de criatividade possuem uma grande capacidade de geração de novas ideias, o que pode ajudar na elicitação de requisitos. Para integrar a filosofia do Design Thinking e as técnicas de criatividade, unindo assim os conceitos do design com a exploração de novas ideias, um processo estruturado foi proposto. Este trabalho descreve esse processo, chamado de Creadtivity, que integra a metodologia do Design Thinking com técnicas de criatividade para elicitação de requisitos de software, visando promover a inovação. Espera-se que este processo possa ser utilizado para ampliar as habilidades das equipes de TI para resolver problemas de forma criativa. Uma primeira avaliação do processo foi realizada através da aplicação do processo em uma empresa de desenvolvimento de software e da utilização de um questionário para coletar os dados. Uma segunda avaliação foi feita através de um experimento para a utilização do processo por alunos de mestrado e posterior comparação dos protótipos gerados, realizada pelos stakeholders e especialistas em design. Como resultado das duas avaliações, o Creadtivity se mostrou fácil de ser aprendido e utilizado, sistemático e possível de ser integrado com outros processos e técnicas. Já o resultado da comparação dos protótipos mostrou que o protótipo gerado pela equipe que utilizou o Creadtivity possui indícios de inovação. |