Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Costa, Jonathan de Assis Lourenço da |
Orientador(a): |
Costa, Maria Helena Braga e Vaz da |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47605
|
Resumo: |
A presente pesquisa tem o objetivo de investigar o estilo fílmico do diretor Quentin Tarantino a fim de lhe atribuir um estilo autoral fora dos padrões dominantes. O fizemos primeiramente através de seus filmes de baixo orçamento (Cães de Aluguel, Pulp Fiction, Jackie Brown), identificando várias das características estilísticas do diretor em como lida com aspectos do tempo e espaço fílmicos. Em seguida partimos para os filmes de grande orçamento feitos em Hollywood (Kill Bill, Era uma vez em Hollywood), para evidenciar como o diretor continua utilizando do seu estilo próprio e não reproduz o estilo dominante de Hollywood. Para isso, partimos da metodologia de pesquisa da Poética do Cinema (BORDWELL, 2008) e articulamos conceitos a respeito da forma e estilo fílmicos (BORDWELL, 2006, 2013; BURCH, 1973; AUMONT, 2003; MERCADO, 2011) para perceber como Tarantino constrói os seus filmes e comparar com os padrões dominantes a respeito do estilo. |