O protagonismo feminino proativo nas narrativas audiovisuais de ficção científica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Mayer, Carolina Aires
Orientador(a): Veloso, Maria do Socorro Furtado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24753
Resumo: O presente estudo visa desenvolver um modelo de análise de personagem, no caso, do protagonismo feminino nas narrativas audiovisuais, identificando a presença desse protagonismo, de forma proativa, e seu desempenho na narrativa. A partir do conceito de Protagonismo Feminino Proativo, considera-se uma protagonista feminina aquela que participa ativamente da trama, desempenhando ou não papel de liderança, representada de forma equivalente aos protagonistas masculinos, exercendo influência e relevância nos acontecimentos da narrativa. O recorte escolhido foi o universo da ficção científica, no qual o gênero distópico está em evidência nas produções audiovisuais. Utiliza como objetos de análise os filmes Jogos Vorazes (2012); Em Chamas (2013); A esperança: Parte 1 (2014); A esperança: o final (2015). Para analisar o arco narrativo dessa distopia, recorre ao esquema adaptado por Vogler (2015) da Jornada do Herói, de Joseph Campbell. Na análise da protagonista Katniss, contextualiza a formação da identidade com base em Castells (2013) e Butler (2016), utilizando o método análise de conteúdo, que investiga os fenômenos simbólicos por meio da codificação e da categorização. O procedimento adotado é o estudo de caso, tendo por base os Estudos Narrativos (estudos da mídia) e os estudos feministas a fim de identificar estruturas, elementos e similaridades nas peças audiovisuais analisadas. Como técnica de coleta de dados, a partir da perspectiva dos estudos feministas, apresenta a compilação de dados colhidos por meio de entrevistas, visando identificar percepções de diferentes públicos sobre o objeto empírico (Jogos Vorazes), gerando 1119 entrevistas. Os resultados apontam divergências sobre a presença do protagonismo feminino no audiovisual percebido por homens e mulheres, assim como as principais características positivas e negativas percebidas pelo público. A divergência entre os olhares masculinos e femininos sobre a mulher mediada evidencia o desequilíbrio nas representações de gênero do audiovisual.