O tempo do artista em A portrait of the artist as a young man

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Mendonça Júnior, Jorge Witt de
Orientador(a): Araújo, Rosanne Bezerra de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25094
Resumo: A obra de James Joyce (1882-1941) que trabalhamos nessa pesquisa, A Portrait of the Artist as a Young Man, publicada em 1916, narra a história de Stephen Dedalus no período que vai da sua infância até o início da idade adulta. É a partir dessa perspectiva da evolução do texto juntamente com o personagem que propomos um estudo do romance enquanto gênero diferenciado no tratamento da categoria do tempo. Partimos com o objetivo de analisar de que maneira a linguagem desenvolvida pelo autor possibilita a criação de uma camada linguística para o desenvolvimento do personagem e do tempo ao longo da narrativa, possibilitando o compartilhamento de uma experiência temporal a partir da linguagem. Analisaremos como a linguagem é utilizada para desenvolver a temática da rebeldia do personagem, inserida na estrutura linguística da obra. Desenvolvemos essa pesquisa em A Portrait a partir do estudo de autores como Ricoeur (1995), Bakhtin (2010), Benjamin (2011), Lukács (2007), Mendilow (1972), Genette (1995), entre outros. Discutimos também a questão da interação narradorpersonagem e sua influência na evolução da narrativa, partindo de Candido (2007) e Auerbach (2002). Nossa proposta desenvolve primeiramente um estudo sobre as características romanescas que fazem da temática do tempo um elemento essencial à forma do romance. Abordamos, na sequência, a forma como a linguagem desenvolve uma reconfiguração da experiência temporal na estrutura linguística do romance. Chegamos à conclusão de que para configurar o tempo por meio da linguagem, o autor utiliza de recursos literários como, por exemplo, a relação entre o narrador e personagem observada na manipulação do ponto de vista, a possibilidade de unir o discurso do narrador às palavras do personagem por meio de uma linguagem híbrida, o uso de ferramentas como a repetição ou a exploração dos níveis da consciência do personagem pela sua linguagem, além da adaptação de estilos e padrões narrativos correspondentes a cada etapa da vida do personagem fazendo com que a sua evolução seja sentida, não apenas declarada, na própria experiência linguística da leitura.