Mamulengo em tecnovívio: nós, quiprocós e folganças no caminho para a inclusão digital do teatro de bonecos popular pernambucano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Soares, Alex Apolonio
Orientador(a): Carrico, André
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49269
Resumo: Durante a pandemia da Covid-19, o trabalho de artistas de Teatro de Mamulengo ficou restrito ao tecnovívio – conceito desenvolvido pelo filósofo Jorge Dubatti (2016) para designar as relações de trabalho mediadas por suporte tecnológico. Assim, o presente estudo, ancorado na pesquisa-ação, reflete sobre algumas estratégias adotadas pela comunidade mamulengueira do Estado de Pernambuco em decorrência das tensões vivenciadas no formato remoto durante a pandemia, e a partir de uma experiência prática propõe diálogos e ações formativas no intuito de contribuir com o fazer dos/as artistas mamulengueiros/as em processo de inclusão digital.