Dança e meditação: Metodologia Angel Vianna e Meditação Vipassana em aproximação para criação em dança

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Souza, Jan Macedo Jaedson
Orientador(a): Porpino, Karenine de Oliveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47133
Resumo: As experiências que atravessam o corpo podem ser um vasto material cênico. Antes de seguir orientações de um coreógrafo em conduções externas, pode-se existir o reconhecimento do próprio material de vida enquanto tema a ser dançado. Mas é importante a reflexão sobre que vida é essa; como vasculhar, conhecer, armazenar, organizar esse material. Esse estudo apresenta aproximações entre a Metodologia Angel Vianna e a Meditação Vipassana como suportes para criação em dança. Registra o processo de criação do solo de dança “Uirapuru. Tempo brasil” compartilhando a experiência de como o corpo, através da meditação e da consciência corporal, vivencia um processo criativo aproveitando a relação com o ambiente e os atravessamentos que interferem no cotidiano. A Metodologia Angel Vianna e a Meditação Vipassana são práticas que estimulam a observação e o silêncio. A aproximação entre essas duas práticas fornece auxílio para um processo criativo diante de desafios que estão relacionados, tanto às experiências individuais, quanto coletivas. A pesquisa tem abordagem fenomenológica e parte do registro das experiências vividas pelo próprio autor, artista da dança, nos processos de criação de "Uirapuru, tempo brasil", tendo como intento a redução fenomenológica e a reflexão dos acontecimentos do corpo na relação com o cotidiano de criação. Além da obra Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, que oferece uma abordagem teórico-metodológica para a pesquisa, outras referências são utilizadas como: os estudos de Jorge de Albuquerque Vieira sobre Dança, Umwelt e complexidade, assim como as pesquisas de Karenine de Oliveira Porpino sobre a relação entre Dança, atenção e práticas meditativas, dentre outras. O solo de dança “Uirapuru, tempo brasil” tem como base a lenda de um pássaro em extinção na Amazônia e apresenta relação com os recentes desmatamentos da floresta, assim como a desvalorização da cultura dos povos indígenas enquanto pilar de estruturação da cultura brasileira. Esse tema surgiu pelo constante debruçar sobre a Metodologia Angel Vianna e a prática diária da Meditação Vipassana que fazem suscitar questionamentos sobre a relação do corpo com a cultura e a natureza. O material cênico foi sendo consolidado na medida em que os acontecimentos bioculturais interferiam na realidade do autor artista, estando o corpo constantemente sensibilizado pelos mergulhos proporcionados pela meditação e pela dança.