Fundamentos filosóficos e praxiológicos da meditação vipassana de Mahasi Sayadaw (1904-1982) e S. N. Goenka (1924-2013) e suas raízes no budismo Theravada
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
|
Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00018 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14188 |
Resumo: | A presente tese tem por objetivo apresentar a genealogia histórica das escolas contemporâneas do Movimento Vipassana, surgidas no século XIX no sudeste asiático, mais especificamente em Mianmar, e investigar os fundamentos filosóficos e praxiológicos de duas das mais reconhecidas dessas escolas e seus respectivos métodos, a saber, a escola de Mahāsī Sayādaw (1904-1982) e a escola de S. N. Goenka (1924-2013) e suas respectivas literaturas. Mais especificamente, a tese trata dos fundamentos canônicos dessas duas escolas de meditação, com foco na tripartição disciplinar da “virtude” (sīla), “concentração” (samatha) e “sabedoria analítica” (vipassanā), cujas fontes canônicas são o Mahāsatipaṭṭhāna Sutta – O Grande Sutras dos Fundamentos da Consciência Plena, e o tratado Visuddhimagga – O Caminho da Purificação, de Buddhaghosa. Na investigação dos dois métodos discutem-se seus fundamentos filosóficos e praxiológicos, suas estruturas disciplinares representadas pelos retiros, pelas práticas cotidianas e pela relação mestre-discípulo/professor-aluno, e as continuidades e descontinuidades com relação aos mestres predecessores e com a tradição Theravāda como um todo. |