Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Brito, Marco Cézar de Oliveira |
Orientador(a): |
Lira, Ezequias Oliveira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28740
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Resumo: |
O objetivo deste trabalho é estudar a contribuição da vivência na Roda de Choro para a formação do músico instrumentista brasileiro popular em sintonia com a prática profissional acadêmico-artística do Autor. Foi feita pesquisa qualitativa visando identificar e compreender aspectos importantes das rodas de choro baseados na transmissão oral para a obtenção de uma performance significativa. A contextualização com autores, professores e entrevistados performers de renome nacional permitiu identificar características específicas inerentes às práticas coletivas das Rodas de Choro e sua contribuição para a formação do músico profissional. O estudo destaca a importância da atividade do instrumentista colaborador solista que, ao executar o solo, auxilia os músicos acompanhadores na formação e na ampliação do repertório. A percepção instrumental, desde a sua prática com aparelhos de mídia até à sua aplicação na roda de choro, é destaque nesta abordagem contributiva, ao lado da ação de transcrição nas funções de degravador e de transcritor. |