Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Silva, Gilson Lopes da |
Orientador(a): |
Paiva, Marlucia Menezes de |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31953
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Resumo: |
Neste trabalho analisamos a atuação da Casa de Caridade do Assú como instituição de proteção social e formação socioeducativa para o público feminino na cidade entre 1862 e 1913. A instituição faz parte de um complexo de 22 recolhimentos criados por Padre Ibiapina para a formação do público feminino nos sertões nordestinos. Ibiapina foi um sacerdote missionário nascido no Ceará, que peregrinou por Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte na segunda metade do século XIX evangelizando e empreendendo uma série de obras que beneficiaram as localidades por onde passou, como igrejas e capelas, açudes e cemitérios. As Casas de Caridade constituem-se em suas principais edificações e acolhiam meninas pobres órfãs e enjeitadas. Nos recolhimentos recebiam formação pautada nas primeiras letras, trabalhos domésticos e artesanais e viviam um cotidiano permeado por práticas religiosas. A finalidade principal das Casas era prepará-las para o casamento, dotando-as de um comportamento pautado na modéstia, no recato e no exercício da religiosidade. A manutenção ocorria por meio da produção artesanal desenvolvida nas próprias instituições, as esmolas e doações realizadas pelas elites e a população em geral. A Tese fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Lopes (2010) e Almeida (2007), que trabalham reflexões voltadas para a acolhida e a proteção social de grupos marginalizados e a educação feminina cristã, respectivamente. Como fontes, utilizamos documentos elaborados para o funcionamento das instituições, como o Estatuto e o Regulamento Interno das Casas de Caridade e periódicos que circularam no Assú e outras cidades na segunda metade do século XIX. Outros recursos documentais importantes são os Livros de Batismo, Casamento e Óbito da Paróquia de São João Batista do Assú, que forneceram uma série de registros e informações sobre a existência das internas da Casa de Caridade. O trabalho evidencia que, dentro do recorte temporal estipulado, a instituição fundada no Assú preparou a população feminina carente nos setores da alfabetização e trabalhos manuais, com um destaque formativo voltado para os aspectos religiosos e morais. A atuação mais forte ocorreu no campo da proteção social, com a instituição proporcionando relevantes contribuições para a comunidade local por meio do acolhimento e o cuidado de crianças expostas, órfãs, mulheres jovens e idosas, preparando um número significativo de internas para o casamento. |