Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Borges, Rodolpho Cavalcanti |
Orientador(a): |
Presgrave, Fábio Soren |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26722
|
Resumo: |
Apresenta o processo colaborativo entre intérprete / compositor na composição e interpretação da obra Espelhos das (In)tolerâncias, do compositor Marcílio Onofre, encomendada por Rodolpho Borges. Assim, a problemática relacionada será tratada focandose em alguns aspectos técnicos de execução da Obra como, por exemplo, as diferentes scordaturas, o uso dos multifônicos e do tonlos. Para tanto, aborda e analisa a construção da Peça, não apenas na parte do violoncelo solo, mas na totalidade das vozes que compõem a Obra, ou seja, destaca-se os principais pontos, onde, de fato, ocorrem a colaboração com a finalidade de demonstrar a dinâmica deste processo, onde e quando o intérprete auxilia na construção da Peça, sugerindo e propondo soluções exequíveis, compartilhando seu conhecimento técnicoinstrumental e possibilitando ao compositor todo o domínio técnico na criação da Peça para o violoncelo. O procedimento metodológico baseou-se nos entendimentos de Cardassi (2016), Domenici (2011) e Borém (1998) que abordam a relação compositor-intérprete. Também foram realizadas 6 entrevistas e reuniões entre o compositor e o intérprete, além de ensaios, gravações e performances públicas da Peça. Ao final deste processo, concluiu-se que esta parceria proporciona diferentes possibilidades técnicas e musicais para compositores e intérpretes. |