Obras para trompa compostas por Marcílio Onofre e Orlando Alves: características técnico-interpretativas e direcionamentos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Robson Gomes da
Orientador(a): Feitosa, Radegundis Aranha Tavares
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27177
Resumo: Esta pesquisa está inserida no âmbito da prática instrumental e do ensino do instrumento. Apesar do recente crescimento das práticas interpretativas como campo de estudos, ainda é pequeno o número de pesquisas no Brasil ao se considerar especialmente instrumentos de orquestra como a trompa, objeto de estudo deste trabalho. Nessa direção, esta dissertação tem como objetivo geral analisar características e apontar direcionamentos técnico-interpretativos e pedagógicos em quatro obras para trompa, compostas por Marcílio Onofre e J. Orlando Alves, assim como verificar quais as possibilidades de abordagens didáticas para esses materiais. Através de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com os compositores das obras, foram coletadas informações que foram fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa. Os resultados alcançados mostram elementos importantes acerca da inserção da trompa nas obras dos compositores citados, suas técnicas e busca por direcionamentos na execução do som nesse tipo de repertório, presente em obras compostas no século XXI. A partir deste trabalho foi possível identificar no material estudado possibilidades de uso dos exercícios que pretendem superar as dificuldades técnicointerpretativas encontradas nas obras, bem como traçar direções didáticas para o preparo desse tipo de repertório e também no desenvolvimento da obra - Caminho Anacoluto IV – De Profundis de Onofre. Sobre essa composição, ocorreram diversos encontros com o compositor para a construção da obra que foi dedicada para este trabalho, havendo colaboração entre compositor/intérprete, o que favoreceu o conhecimento de algumas técnicas estendidas possíveis de serem executadas na trompa.