Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Santos, Pâmella Catherine Salles |
Orientador(a): |
Yamamoto, Maria Emilia |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33004
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Resumo: |
Um dos gêneros de jogos que mais se destaca atualmente é o MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), um gênero que propõe uma disputa de dois times formados por 5 jogadores cada um cujo objetivo é conquistar o campo de batalha inimigo. No entanto, ao jogar partidas com pessoas que você não conhece é comum observar comportamentos tóxicos, além de encontrarem frequentemente jogadores que focam muito mais na disputa intragrupo do que intergrupo, como propõe o jogo. Por isso, o objetivo desta pesquisa foi investigar traços de sociabilidade, grau de individualidade e propensão ao risco dos jogadores para buscar identificar algumas prováveis questões que contribuam para estes comportamentos observados. Os participantes foram estudantes de uma instituição de ensino técnico e superior do sexo masculino. Foram constituídas três etapas de pesquisa. A primeira consistiu de um questionário online abrangendo informações sociodemográficas, preferências de jogo e as escalas psicológicas utilizadas no estudo. A segunda etapa consistiu da participação presencial em uma partida de League of Legends, em um laboratório de informática da instituição. Na terceira etapa os participantes responderam a um questionário online informando as percepções e comportamentos observados durante a partida. As partidas foram gravadas e analisadas a posteriori, com a devida classificação de cada interação de dois ou mais jogadores. Os resultados mostraram que a média de propensão ao risco dos participantes teve efeito na preferência de funções do jogo. As trocas sociais e comportamentos de cooperação foram observados a partir da Psicologia Evolucionista. Participantes que apresentavam menor taxa de morte na partida tenderam a apresentar maior pontuação em propensão ao risco. Além disso, participantes que percebiam menos a contribuição do time para o resultado da partida tiveram maior pontuação em Individualismo Vertical, que indica uma vontade maior de vencer ou ser o melhor. Os resultados podem contribuir para a compreensão de como expressão das diferenças individuais se expressam em ambientes de jogos cooperativos. |