Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Silva, Patrícia Rilliane Gomes da |
Orientador(a): |
Dantas, Alexsandro Galeno Araújo |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28000
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Resumo: |
Embora o teor cômico e a superficialidade sejam características que comumente são ressaltadas a seu respeito, os memes refletem aspectos profundos de uma sociedade cheia de paradoxos e meios de inovação. Sob tal enfoque, esse modo de expressão, cujos sentidos são construídos a partir de memórias que viralizam na internet, constitui o objeto de pesquisa desta dissertação. Dessa forma, baseando-se na votação da Câmara dos Deputados, a qual instaurou um processo por crime de responsabilidade fiscal contra a presidente Dilma Rousseff, usamos os chamados “memes do impeachment” como corpus analítico. Temos, assim, o objetivo de compreendê-los através da complexidade de suas formas e significados particulares à sociedade contemporânea. Para fundamentar a compreensão do nosso objeto, partimos das três principais categorias sociológicas de Gabriel Tarde (a imitação, a adaptação e a oposição) e analisamos sua formação pela ótica da teoria Ator-rede de Bruno Latour. Outro aporte teórico usado na análise dos memes é o conceito de chiste, desenvolvido por Sigmund Freud, por meio do qual, investigamos as suas tendências e técnicas para capturar o outro por meio do prazer. Nessa perspectiva, apontamos os memes como um tipo de pensamento complexo, no qual o espírito moderno se expressa, ou pode se expressar, através de uma insolência cínica/kynica. |