"Meu corpo, minhas regras": construções identitárias em panfletos da Marcha das Vadias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Santos, Erinaldo da Silva
Orientador(a): Faria, Marilia Varella Bezerra de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24723
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar a construção de identidades das mulheres a partir de embates dialógicos em panfletos de divulgação da Marcha das Vadias, movimento feminista que surgiu no ano de 2011, em Toronto, no Canadá, e que ganhou destaque mundial no combate a atos de violência praticados contra as mulheres. Na tentativa de combater o machismo, esse movimento busca desconstruir discursos que responsabilizam as mulheres pela violência a que são submetidas e, simultaneamente, constrói novos sentidos acerca das identidades femininas. No intuito de alcançar o objetivo desta pesquisa, investigamos os posicionamentos valorativos presentes em 10 panfletos de divulgação da Marcha das Vadias, para a partir dos recursos linguístico-discursivos e semióticos utilizados, interpretar que identidades das mulheres são construídas. Para tanto, a pesquisa ora apresentada insere-se no campo dos estudos em Linguística Aplicada, estando ancorada em uma concepção sócio-histórica da linguagem, entendendo-a como uma prática discursiva constitutiva e constituinte da vida social (BAKHTIN, 2013, 2015; BAKHTIN/VOLOSHINOV, 2010). Ademais, estabelecemos interconexões com estudos sobre identidades de gênero (BUTLER, 2013; LOURO, 2010, 2015; MOITA LOPES, 2002, 2003) e com os Estudos Culturais (HALL, 2014; WOODWARD, 2014), por estes entenderem as identidades como construções históricas, híbridas e descentradas, que são forjadas pelos sujeitos nas práticas sociais. Orientada por esses quadros teórico-metodológicos, a análise dos discursos revelou posicionamentos valorativos que constroem identidades de uma mulher livre, crítica, participativa, que problematiza a violência e questiona estereótipos de gênero ao se apoderar do próprio corpo. Constatou-se, ainda, que essas identidades buscam desconstruir discursos que responsabilizam as mulheres pelas violências de que são vítimas.