O avesso da palavra: estudo das representações do silêncio no romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Freire, Camilla Araújo
Orientador(a): Santos, Derivaldo dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24183
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar o romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum, tendo como categoria analítica o silêncio, com o intuito de contribuir junto aos estudos sobre a ficção brasileira moderna, de modo geral, e em particular às investigações acerca da obra do autor, considerando as tensões visíveis entre a forma de expressão e a forma de conteúdo. Trata-se de analisar o texto literário em sua articulação com a sociedade, procurando identificar, na ficção estudada, o processo de construção das elipses que consiste no que podemos chamar de uma poética do silêncio. Para a análise específica da representação do silêncio no romance em estudo, temos como aporte teórico as sistematizações do pensamento crítico de Roland Barthes (2003), em sua obra O Neutro, a reflexão crítica de Lourival Holanda (1992), em Sob o signo do silêncio, bem como a obra As formas do silêncio, de Eni Puccinelli Orlandi (2007). No que diz respeito ao tratamento dado às relações entre literatura e sociedade, tomamos como fundamentação o método crítico de Antonio Candido (1965), em Literatura e Sociedade, e também a perspectiva teórica de Raymond Williams (1979), em Literatura e Marxismo. Sob essa abordagem, buscou-se uma compreensão segundo a qual o estético e o social se articulam e se conjugam sem o apagamento de suas singularidades, conforme o pensamento de Candido (1965), para quem a literatura é, em sua especificidade de linguagem, um objeto artístico aberto ao social. Assim, o método adotado para a análise do romance Dois Irmãos considera o texto e o contexto, partindo do pressuposto de que a literatura é, de uma só vez, uma realidade de linguagem e uma realidade social e histórica.