A violoncelista cantora: uma investigação autoetnográfica sobre a prática de cantar e tocar simultaneamente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Andrade, Daiane Silva de
Orientador(a): Presgrave, Fábio Soren
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52112
Resumo: Esta é uma pesquisa autoetnográfica que tem por finalidade o estudo da prática de cantar e tocar violoncelo de forma simultânea, tendo como objetivo principal investigar quais as implicações desta prática para o violoncelista. Para tal, foi necessário dividir a pesquisa em duas etapas. Na primeira, apresentou-se o processo e as estratégias de estudo adotadas; e, na segunda etapa, ocorreram análises da prática e observações de suas implicações para a prática instrumental. Os procedimentos metodológicos contam com entrevistas com Lui Coimbra, Marcelo Vieira, Natasha Farny e Kely Pinheiro, violoncelistas que têm experiência na prática de cantar e tocar de forma simultânea. Além disso, duas peças foram selecionadas e estudadas, sendo elas Colóquio de Lindemberg Cardoso e O último Romântico de Lulu Santos. Esperamos com esta pesquisa facilitar e incentivar a reflexão e o contato dos violoncelistas com este tipo de prática.