A interpretação de três cantos de Iemanjá para violoncelo e piano de Marlos Nobre através do olhar dos ritmos afro-brasileiros presentes na obra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Oliveira, Laís Luana Santos
Orientador(a): Presgrave, Fábio Soren
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43750
Resumo: Essa pesquisa analisa aspectos composicionais e interpretativos da obra Três Cantos de Iemanjá para Violoncelo e Piano do compositor pernambucano Marlos Nobre (1939); com o intuito de contextualizar o intérprete acerca dos elementos da música afro-brasileira presentes na peça. O compositor utiliza de células rítmicas características, melodias e nuances que fazem referência aos instrumentos percussão da música afro-brasileira. Estão presentes na obra os ritmos do Maracatu e Coco e gêneros gênese do Choro, como a Modinha, o Lundu e a Habanera. O procedimento metodológico se constituiu de estudo biográfico do compositor e levantamento de suas obras compostas que tenham ligação com a cultura afro-brasileira. Em um segundo momento foram pesquisados autores como Carvalho (1998), Silva (2014) e Costa (2017), que discorrem sobre a cultura afro-brasileira. Posteriormente foram realizados experimentos com o intuito de incorporar os aspectos da música afro-brasileira na interpretação, seguidos de performances e gravações da peça.