Mel no asfalto: percepções do neutro nos contos de Caio Fernando Abreu

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Silva, Arthur Vinícius Dantas da
Orientador(a): Barbosa, Márcio Venício
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20269
Resumo: A uma leitura mais atenta, o texto de Caio Fernando Abreu se apresenta múltiplo. Seja por uma indistinção genérica que problematiza a categorização de sua obra em uma instância de gênero apenas, seja por operações que suspendem alguns outros sentidos temporariamente. Dessa forma, este trabalho se propõe a encontrar esses espaços de suspensão, em consonância com o curso ministrado no Collège de France pelo escritor francês Roland Barthes em 1977-1978, intitulado O Neutro. Além disso, a análise comparativa teorizada por Ute Heidmann ajudará a entender como a suspensão da configuração do gênero textual propicia as zonas neutras que Barthes identificou. A análise se propõe a entender a estruturação do texto em uma perspectiva intrincada que leve em consideração tanto aspectos temáticos, quanto discursivos e estruturais.