Estética impressionista na obra de Anna de Noailles

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Andrade, Gilmara Viviane Castor de
Orientador(a): Venâncio, Karina Chianca
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26496
Resumo: A correspondência entre literatura e pintura sempre foi tratada pela história da arte. Todavia, a relação dessas duas expressões artísticas evolui com a criação da Real Academia de Pintura e Escultura, no século XVII, momento em que a pintura inicia sua fase de autonomia da literatura. Mas é no século XIX que a proximidade entre artistas e escritores estreita os laços entre as artes. A admiração dos escritores pela pintura lhes motiva a buscar inovação para a poesia. No entanto, são os poetas modernos do século XX, a exemplo da pintura, que revolucionam a forma da poesia. O presente estudo está circunscrito nesse período de transição entre os séculos XIX e XX, e tem por objeto de pesquisa a obra poética Les Éblouissements (1907), de Anna de Noailles (1876-1933). O objetivo da pesquisa é analisar os traços do Impressionismo pictórico na poesia da autora. Para isso, realizamos um estudo comparado entre poesia e pintura, a fim de identificarmos aspectos pictóricos do movimento impressionista na poética dessa escritora. Concernente à evolução da literatura e pintura e também à estética do Impressionismo, as obras Littérature et Peinture (2011), de Daniel Bergez, e La dialectique du regard (2000), de Jacques Busse, serviram-nos de apoio teórico. No sentido de fazer o cotejamento entre a obra noailliana e a sua escrita pictórica, nos apoiamos em Júlia Van Gusteren, com a obra Katherine Mansfield and literary Impressionism (1990). Referente à poética de Anna de Noailles, nosso embasamento tem por referência o estudo crítico de Angela Bargenda, com La poésie d’Anna de Noailles (1995), de Catherine Perry, com Persephone Unbound. Dionysian Aesthetics in the works of Anna de Noailles (2003), e de Marie-Lise Allard, com Anna de Noailles Entre prose et poésie (2013).