Traços impressionistas nos contos de Menalton Braff

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Beleboni, Rafaela Cardoso [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/91603
Resumo: Nossa pesquisa de Mestrado procura apontar a permanência de traços impressionistas nos contos do livro premiado pelo Jabuti, em 2000, À sombra do cipreste (1999), de Menalton Braff. Para mostrar a construção dessas marcas na produção literária de Braff, recorremos a conceitos da teoria semiótica, sobretudo àqueles relacionados ao modo de presença da enunciação. A partir disso, pudemos depreender determinados elementos impressionistas presentes, sobretudo, nos contos À sombra do cipreste, No dorso do granito, O banquete e Adágio Apassionato. Dessa forma, há, na obra, do ponto de vista temático, a percepção do tempo e os ritos da memória, a relação do homem com o seu passado e o seu resgate numa situação do presente. Do ponto de vista formal, vários traços aparecem pontilhados. Sendo assim, há descrições sensoriais que dão cor, formato, som, gosto e cheiro às tensões, às dúvidas, às crises interiores das personagens que, na sua maioria, são sujeitos à flor da pele. Dentre as figuras sensoriais, a visão é predominante, figurativizada ponto-a-ponto pelos efeitos cromáticos, pelo circuito construído pelos olhares do narrador ou das personagens, pelo jogo de luz e sombra, a macro-figura impressionista recorrente na obra. A imagem criada torna-se, por meio do uso recorrente de figuras de linguagem, sugestiva. Em vários casos, há o efeito de borrão pontilhado, que indefine o objeto descrito para depois defini-lo.No entanto, esta pesquisa não se limita a desenvolver essa discussão. Procuramos, ainda, investigar, nos enunciados dos contos, as projeções da enunciação, evidenciadas nas entrevistas realizadas com o autor. Nesse sentido, procuramos contemplar quatro instâncias: a nossa leitura crítica de contos literários; a leitura do artista sobre a própria produção artística; o confronto entre essas duas leituras; o olhar do ficcionista...