Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Johnson, Shirley Stephani Ferreira |
Orientador(a): |
Vieira, Marcilio de Souza |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33084
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Resumo: |
Na história da condição humana, a aprendizagem e as manifestações culturais/artísticas sempre existiram e se transformaram, de acordo com as normas, valores e características que se fazem de maneira tão peculiar nas diferentes realidades culturais e sociais. Sabe-se que através do incentivo promovido pelas artes, que é possível desenvolver e aprimorar, nos indivíduos, as capacidades motoras, criativas, expressivas das linguagens verbais e corporais, além de fazê-los se enxergar como sujeitos produtores da sua realidade material concreta. Tem-se, então, como objetivo desta pesquisa analisar o Teatro do Oprimido em termos pedagógicos no tocante às áreas de conhecimento da Sociologia e do Ensino de Arte no Ensino Médio, verificando quais as contribuições que esta técnica teatral pode oferecer à prática docente, bem como, ao processo de aprendizagem dos estudantes sobre conteúdos referentes aos componentes curriculares tais como: Cidadania, Cultura, Racismo, Gênero, Sexualidade, Trabalho e etc., haja vista a importância da formação crítica dos educandos, nesta etapa de ensino, como prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), quando explicita que a finalidade do Ensino Médio é: “o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. Nesse sentido, o método do teatro de oprimido, através de suas diferentes práticas democráticas, pode fomentar a compreensão dos fenômenos sociais pelos educandos como construções sócio-históricas e culturais, sendo, portanto, passível de desnaturalização através do pensamento reflexivo sobre a realidade concreta. Portanto, o trabalho está centralizado na linha de pesquisa que estuda os processos de ensino, aprendizagem e criação através das artes. |