Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Rocha, Jéssica Maria Vicente |
Orientador(a): |
Feitosa, Radegundis Aranha Tavares |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52115
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Resumo: |
Esta pesquisa é um estudo sobre possibilidades de inserção da criatividade desde a iniciação do trompista. Ao iniciar na trompa, normalmente os alunos nos conservatórios e escolas de músicas são orientados a aprenderem a técnica do instrumento e a lerem os símbolos musicais desde os primeiros contatos com o instrumento. Com isso, normalmente o aluno molda-se a um estilo de aprendizado onde ele se condiciona a reproduzir exatamente o que a partitura exige dele e sua criatividade acaba sendo deixada em segundo plano. O trabalho contou com pesquisa bibliográfica, documental e a realização de questionários com professores atuantes no Brasil, além de entrevista com Victor Prado (trompista improvisador). Para a fundamentação teórica tornou-se necessária a compreensão do universo da pesquisa em música e da criatividade no âmbito musical. Como resultado da pesquisa, constatou-se que através de exercícios e práticas diárias é possível criar uma rotina de estudos e aprendizado que possa tornar o trompista mais criativo e desinibido para sua inserção no mercado de trabalho e mundo musical. |