Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Souza, Douglas Chaves de |
Orientador(a): |
Vasconcellos, Manoel Luís Cardoso |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
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Departamento: |
Instituto de Filosofia, Sociologia e Política
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8785
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Resumo: |
Este trabalho é um estudo do Monologion de Santo Anselmo. Pretendo expor de que modo Deus e suas criaturas podem ser investigados sola ratione, através da creatio ex nihilo, que estabelece a distinção metafísica entre ser por si (per se) e ser por outro (per aliud). As noções causais de participação ontológica e de predicação lógica são importantíssimas na estruturação dos argumentos dialéticos, que provam haver realmente um Summum omnium quae sunt. Explicaremos também de que maneira o Verbo e o Amor emanam do Ser Supremo. A constatação da Trindade Absoluta só é possível através de analogias psicológicas, uma vez que mente racional é imagem e semelhança do Ser Supremo, isto é, a alma humana reflete, per speculum in aenigmate, a essência transcendente do Pai, do Filho e do Espírito. Contudo, apesar da unidade transcendental da memória, da inteligência e da vontade, a consciência humana está confusa, de tal maneira que a alma racional deve, através das virtudes da fé, da esperança e do amor, se converter ao Ser Supremo, e assim, adquirir a beatitude. |