Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2007 |
Autor(a) principal: |
Weiduschadt, Patrícia |
Orientador(a): |
Tambara, Elomar Antônio Callegaro |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação
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Departamento: |
Faculdade de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7625
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Resumo: |
Na região meridional do Estado do Rio Grande do Sul, nas regiões do interior Pelotas e São Lourenço do Sul estabeleceu-se em meados do século XIX descendentes de pomeranos. Estes imigrantes buscaram organizar uma vida comunitária no seu cotidiano, organizando as escolas e igrejas nas suas comunidades. Entretanto, no início do século XX, o Sínodo de Missouri, uma igreja luterana confessional oriunda dos Estados Unidos instala-se entre estas comunidades. O Sínodo de Missouri buscou implantar uma projeto escolar e religioso diferenciado, com uma formação doutrinária luterana ortodoxa. Procuramos aqui analisar a formação da identidade do Sínodo nas comunidades pomeranas nas primeiras décadas do século XX. Explicitamos os conceitos de identidade, não os entendendo como algo dado, mas construído e reinventado nos processos conflitivos da aceitação do Sínodo na educação pomerana. Para entendermos a formação identitária, abordamos as origens históricas e bases doutrinárias do Sínodo de Missouri, o início na Alemanha, com o descontentamento da influência racionalista na igreja luterana, a migração para os Estados Unidos, consolidando uma instituição sinodal baseada em fundamentos confessionais do luteranismo e o espírito missionário do Sínodo, com a expansão do seu trabalho no Brasil. As justificativas da instalação do Sínodo são analisadas nos seguintes aspectos: a necessidade de se diferenciar de outras instituições religiosas e a demarcação de um campo religioso de acordo com os seus princípios, interiorizando um habitus nas condutas das pessoas educadas na instituição. Na análise dos caminhos do Sínodo são apresentadas características que o distinguem: a necessidade de formar pastores e professores, qualificando-os no trabalho religioso e escolar. Assim, o surgimento do primeiro seminário no interior de São Lourenço do Sul entre os pomeranos propiciou um estudo do projeto do Sínodo na compreensão da identidade teológica pedagógica dos primeiros estudantes, que, posteriormente, atuaram nas comunidades pomeranas. No intuito de revelar aspectos da formação de uma identidade, analisamos a representação do Sínodo em acreditar ser a “verdadeira igreja luterana”. Esta crença foi legitimada através de práticas diferenciadas das outras instituições consideradas luteranas, as comunidades independentes e o Sínodo Riograndense, como a necessidade da formação de pastores e professores e a educação doutrinária luterana ocupar lugar especial na cultura escolar. Através das práticas escolares nos propomos a entender o currículo destas escolas. O ponto central do seu currículo era o ensino religioso e suas relações com os ritos da igreja de forma acentuada, apresentando o aprendizado da língua alemã como essencial para a participação da vida religiosa. Este projeto de educação do Sínodo também contou com a análise do material didático nas escolas, e através deste estudo podemos perceber aspectos que diferenciavam a produção e constituição deste material do das outras instituições e privilegiando o fomento de uma educação doutrinária ortodoxa. Na comparação entre o material didático do Sínodo de Missouri e o do Sínodo Riograndense encontrado nas escolas pomeranas foi possível apontarmos as diferenciações sutis no projeto de educação desta instituição e entendermos aspectos da formação do processo identitário das comunidades pomeranas ligadas ao Sínodo de Missouri. |