A arte da linguagem analisando a construção da significância em letras de canções de Elza Soares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Afonso, Daiane de Alvarenga Garcia
Orientador(a): Neumann, Daiane
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14349
Resumo: Este trabalho tem por objetivo discutir acerca da construção da significância em letras de canções da cantora e compositora Elza Soares a partir dos estudos da linguagem, com enfoque nos estudos apresentados pelo mestre Ferdinand Saussure, na “arte de pensar” de Émile Benveniste e na poética de Henri Meschonnic. A pesquisa tem como ponto de partida a noção de significância apresentada por Benveniste, que recupera noções de sistema, arbitrariedade e valor de Saussure e encontra eco na noção de significância em Meschonnic. Conforme Benveniste destaca no texto Semiologia da língua, “todo signo [é] tomado e compreendido em um SISTEMA de signos” (BENVENISTE, 2006, p. 45), sendo essa “a condição da SIGNIFICÂNCIA” (BENVENISTE, 2006, p. 45), pois não há signo transsistemático, e "o valor de um signo se define somente no sistema que o integra" (BENVENISTE, 2006, p. 54). Além disso, Benveniste (2006) afirma ser o caráter comum a todos os sistemas, e o critério de sua ligação à semiologia, a propriedade de significar ou a “SIGNIFICÂNCIA”, bem como sua composição em unidades de significância, ou signos. É possível perceber que há uma aproximação entre a noção de significância de Benveniste com a noção de valor de Saussure, visto que o linguista genebrino aponta que a língua é um sistema de signos e o valor de um signo é determinado através da relação opositiva que ele estabelece com os demais signos no interior do sistema que compõem. O linguista sírio afirma que a língua, sendo “investida de uma DUPLA SIGNIFICÂNCIA” (BENVENISTE, 2006, p. 64), associa dois modos distintos de significância, o modo semiótico – apresentado por Saussure – e o modo semântico. No modo semiótico, “cada signo é chamado a afirmar sempre e com a maior clareza sua própria significância no seio de uma constelação ou em meio a um conjunto dos signos” (BENVENISTE, [1989] 2012, p. 65). Em contrapartida, o modo específico de significância do semântico seria engendrado pelo discurso, que “não se reduz a uma sucessão de unidades que devem ser identificadas separadamente”, porque “não é uma adição de signos que produz o sentido, é, ao contrário, o sentido (o ‘intencionado’), concebido globalmente que se realiza e se divide em ‘signos’ particulares, que são as PALAVRAS” (BENVENISTE, [1989] 2012, p. 65). É possível compreender que a noção de sistema de valores utilizada por Saussure para discutir acerca da língua-sistema é recuperada por Benveniste para discutir acerca da língua discurso, assim como da relação da língua com os outros sistemas semióticos. Com isso, este trabalho propõe-se a buscar ainda apoio na poética de Meschonnic, na qual o valor e o sistema do texto criam relações de forma e sentido, som e sentido, arbitrárias em relação à realidade. Meschonnic, portanto, propõe que se observe a historicidade tanto do sujeito quanto dos valores, passando a compreender o discurso como sistema, e não somente a língua como sistema, deixando de pensar o descontínuo do signo e considerando o contínuo da linguagem. Para Meschonnic, a significância é construída em um sistema de discurso em que a não distinção entre forma e sentido a torna também uma atividade, um efeito do discurso. O teórico da linguagem explica que a significância está em relação de continuidade com a noção de ritmo, sendo o sistema de discurso que atribui valor/significância às unidades. As análises realizadas serão em letras de canções de autoria de Elza Soares, diante disso, não será analisado um álbum específico. No intuito de valorizar a escrita feminina, busco observar a significância em suas letras, atentando-me para a voz que perpassa a letra da canção, observando as relações discursivas que atravessam os níveis acentuais, prosódicos, sintáticos e morfológicos. Percebi considerando a escuta das letras de canções, que a significância em torno de temas sociais como desigualdade, luta por justiça e fé, se estabelece em torno de ecos prosódicos, rimas e repetições.