The game is not over: o letramento crítico em newsgames com base no redesign

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Vinícius Oliveira de
Orientador(a): Leffa, Vilson José
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Centro de Letras e Comunicação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6418
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido em um instituto federal de ensino localizado na fronteira oeste do Rio Grande do Sul com o objetivo de analisar em que medida as práticas de redesign em newsgames são capazes de contribuir para o desenvolvimento do letramento crítico de um grupo de alunos. Para a geração de dados, foi oferecido um curso sobre redesign em games, ao longo de três meses, para os alunos do ensino médio, integrado ao curso técnico de informática, que estavam matriculados na disciplina Tópicos Avançados em Informática. Parte-se de Apperley e Beavis (2013), que veem os videogames como textos em ação, pois apresentam a natureza semiótica multimodal e a natureza mecânica ergódica. Sob o ponto de vista metodológico, segue-se Mcdowall (2017), que afirma que o letramento crítico em games ocorre apenas quando os jogadores têm a possibilidade de questionar as ideologias dos games mediante as seguintes atividades de redesign: 1) Jogar; 2) Questionar; 3) Modificar; 4) Criar um novo Game. Como resultados, verificou-se que o letramento crítico em games é um processo que envolve a articulação das dimensões operacional, cultural e crítica do letramento. Além disso, constatou-se que o letramento crítico é um processo que ocorre, principalmente, nas etapas referentes à modificação e criação de games por parte dos sujeitos de pesquisa.