A interdependência entre ética e economia: uma análise crítico-construtiva da relação fato e valor em Sen e Putnam.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Moraes, Vinicius Britto
Orientador(a): Chagas, Flávia Carvalho
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Departamento: Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Sen
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5522
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo geral realizar uma investigação pormenorizada em torno da premissa, esta defendida por Amartya Sen, de que a economia desde suas origens mais remotas sempre foi entendida como um desdobramento da ética, estando ambas as esferas (ética e economia) inter-relacionadas; no entanto esse suposto “divórcio” tem origens na modernidade, onde se seguiram duas linhas economicistas: a linha que Sen denomina de “ética” e a de “engenho”, com a notável dominância ulterior da última. Nesse sentido, com base nos escritos de Sen, a saber, as obras: “Sobre ética e economia”, “Desenvolvimento como liberdade” e “desigualdade reexaminada” assim como na obra de Hilary Putnam, “O colapso da Verdade” (entre outros autores e comentadores secundários) pretende-se investigar o porquê dessa cisão, seus problemas e implicações concernentes tanto no âmbito ético quanto econômico, e também acerca das origens epistemológicas dessa ruptura. Assim, partindo desse objetivo principal, busca-se levar ao limite a doutrina de uma suposta isenção valorativa presente nas teorias econômicas dominantes, expondo suas fragilidades e possíveis contradições performativas encontradas em seu estofo teórico, para com isso, demonstrar que essas teses economicistas investigadas não só não são neutras (como procura sustentar o problemático argumento da neutralidade axiológica) como pressupõem valores normativos em seu interior; ou, considerando até às últimas consequências a doutrina criticada: são outras doutrinas valorativas, porém veladas pelo cobiçado status privilegiado das ciências formais, com o que pretendem se confundir. Por fim apresentaremos a solução de Sen para esses problemas com base em sua teoria do ‘enfoque nas capacitações’2, a qual Putnam oferece uma filosofia da linguagem que abarca e oferece suporte epistêmico para o empreendimento perseguido: demonstrar que economia e ética são domínios entrelaçados e interdependentes.