Corpos (in)visíveis: a experiência da invisibilidade social do corpo abjeto em Enquanto os dentes, de Carlos Eduardo Pereira

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Lebkuchen, Jessé Carvalho
Orientador(a): Sparemberger, Alfeu
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Centro de Letras e Comunicação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7457
Resumo: Esta dissertação discute a perspectiva narrativa acerca da homossexualidade masculina e analisa a (in)visibilidade social do corpo abjeto em Enquanto os dentes (2017), de Carlos Eduardo Pereira. O trabalho, de caráter qualitativo, é realizado a partir de pesquisa bibliográfica, utilizando, para as discussões a respeito do corpo e de seus aspectos identitários, a teoria queer e pressupostos dos estudos culturais e das teorias críticas feministas. Além disso, para o debate de representações literárias e a análise do objeto, apoia-se em investigações na área da literatura brasileira contemporânea. A narrativa de Carlos Eduardo Pereira apresenta uma perspectiva distinta do que é considerado cânone literário brasileiro, ao trazer à tona uma vivência muitas vezes ignorada socialmente. Verifica-se, portanto, que o protagonista do romance analisado é invisibilizado de diferentes formas, seja por sua sexualidade e performatividade de gênero, no contexto familiar e em instituições educacionais, ou por sua deficiência física e raça, em diversos âmbitos sociais. Isso também ocorre no contexto narrativo, por ser construído em terceira pessoa. Porém, esse aspecto é necessário, pois demonstra o apagamento da voz de um sujeito visto socialmente somente como um corpo abjeto, objetificado, sendo apenas visível quando em sentimento de pena e não como sujeito digno de valor social.