Curadoria e feminismos: processos de criação em exposições de arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Madruga, Amanda Machado
Orientador(a): Santos, Lauer Alves Nunes dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Departamento: Centro de Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7885
Resumo: A presente pesquisa pertence à linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas. Possui como objetivo geral compreender processos de curadoria, considerando o design de identidade como agente mediador, em exposições sob temáticas sociais - como o caso do movimento feminista. Sendo assim, tem como objetivos específicos investigar o meio curatorial e o feminismo na contemporaneidade a fim de apresentar os dois pilares deste estudo, quais sejam: 1. Curadoria; 2. Feminismo; e realizar um projeto de exposição a partir das investigações propostas. A construção teórica em referência está baseada em autores e autoras como Suely Rolnik (1989; 2017; 2018), Hans Ulrich Obrist (2010) e Cristiana Tejo (2010; 2011) sobre curadoria; Heloisa Buarque de Hollanda (2018), Michelle Perrot (2007) e Françoise Vergès (2020) abordando feminismos; Ellen Lupton (2013), Ruben Pater (2020) e Helen Armstrong (2019) ao tratar o design. A primeira parte busca revisar a bibliografia referente à curadoria, construir um histórico do campo e estabelecer conceitos e relações pertinentes à escrita. Em um segundo momento, amplia a pesquisa até o feminismo onde pretende revisar a história do movimento e refletir sobre o seu atual contexto. Ao final, com a prática, visa conectar os assuntos anteriores com o design ao projetar uma exposição e explorar os modos de imprimir a identidade dos movimentos sociais em projetos curatoriais.