Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Teles Junior, Gustavo Generaldo de Sá |
Orientador(a): |
Barbosa, Evandro |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
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Departamento: |
Instituto de Filosofia, Sociologia e Política
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7547
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Resumo: |
A metaética surgiu no início do Século XX com uma proposta distinta da ética normativa: explicar e clarificar os conceitos e enunciados em contextos morais. A ética normativa, por outro lado, ao invés de meramente explicar e clarificar os conceitos e enunciados morais, pretende dizer para um agente qual conduta é a correta e o que deve ser feito. Com o desenvolvimento da metaética contemporânea, foi postulado não só que a metaética é distinta, mas que é neutra em relação às questões relacionadas à conduta. Este trabalho explora os argumentos que sustentam o pressuposto de neutralidade e demonstra como estes argumentos podem ser superados. O estudo foi feito a partir de análise bibliográfica, reconstrução argumentativa e correlação entre argumentos de primeira e segunda ordem moral. Delimitamos três eixos de investigação: metafísico, lógico e normativo. No eixo metafísico investigamos a dicotomia entre fato e valor sustentada pelos positivistas lógicos; no eixo lógico investigamos a impossibilidade de derivação entre premissas “é” para conclusões “deve”; e no eixo normativo investigamos o papel da própria metaética e se ela tem consequências para a ação moral. Em cada um destes eixos foi demonstrado que o pressuposto de neutralidade não pode ser sustentado de forma generalizada. Concluímos que a metaética não é neutra em relação a conduta do agente e que ela desempenha um papel importante em relação às discussões de teoria como e prática moral. |