Homo Selfies da apropriação de imagens digitais à pintura: retratos de autorretratos contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Amorim Júnior, Flávio Michelazzo
Orientador(a): Senna, Nádia da Cruz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pelotas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Departamento: Centro de Artes
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
App
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4420
Resumo: O presente trabalho contempla minha pesquisa de Mestrado em Artes Visuais na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. O título o trabalho, Homo Selfies, se refere ao homem que faz selfies, uma nova forma de se autorretratar, obtida a partir do smartphone do sujeito por ele mesmo. A ideia da pesquisa é se valer deste fenômeno virtual midiático para trazer estas imagens para o campo da pintura, conferindo-lhes materialidade inexistente no espaço virtual devido a atual ausência de impressão de fotografias, e discutir as novas formas que as pessoas se oferecem como imagem na contemporaneidade devido às facilidades que a tecnologia oferece. Aproprio-me das figuras através do aplicativo de paquera Happn, que captura as pessoas que cruzam o caminho de quem o utiliza. Partindo destas premissas, é feita uma reflexão acerca do trabalho produzido traçando paralelos com a produção do autorretrato na arte no passado e presente e das relações do sujeito contemporâneo com o outro.