As selfies do Instagram: os autorretratos na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: TOREZANI, Julianna Nascimento
Orientador(a): SILVA JUNIOR, José Afonso da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32106
Resumo: Esta tese trata sobre a fotografia contemporânea como elemento de comunicação, em relação às mudanças que ocorreram na produção e circulação das imagens pelas Internet, tendo como objeto de análise os autorretratos produzidos através de dispositivos digitais em que a difusão se dá através do Instagram e configuram um novo gênero que são as selfies. A pesquisa buscou entender o encontro entre a tradição fotográfica existente desde o século XIX de fazer autorretratos e as novas tecnologias que favorecem a ampliação deste universo de criação numa tradução visual contemporânea. O estudo foi dividido em quatro partes, a primeira faz um percurso histórico sobre a produção dos autorretratos nos séculos XIX ao XXI. Na segunda parte é apresentado o funcionamento, a navegação e a estrutura em rede do Instagram. A terceira parte faz a análise das selfies a partir das questões estéticas, construção de sentidos e performance. Na quarta parte é tratada a questão da visibilidade e da vigilância das selfies, aplicando os conceitos de sociedade disciplinar e sociedade de controle à fotografia, o que caracterizou em indicar a Fotografia de Controle do século XXI. Considera-se a partir deste estudo que a fotografia contemporânea pode ser indicada como uma fotografia algorítmica criada pelas instruções e intencionalidades da experiência de construção de sentidos, o que podemos chamar de um novo regime visual como a era da pós-fotografia.