Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Zaromski, Leonardo Rafael de Araujo |
Orientador(a): |
Vasconcellos, Manoel Luís Cardoso |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
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Departamento: |
Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5611
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Resumo: |
O objetivo deste estudo é compreender alguns aspectos sobre a concepção de Pobreza, Obediência e Castidade que influenciou o ideal franciscano e todo o pensamento de São Boaventura de Bagnoregio que foi um importante religioso e filósofo do Século XIII. Após ingressar na Ordem dos Frades Menores, ele precisa elaborar uma série de defesas contra o mestre secular da Universidade de Paris Guilherme do Santo-Amor. A pobreza evangélica dos mendicantes, especificamente dos franciscanos, é vista como modelo e exemplo daqueles que querem seguir São Francisco de Assis que se espelhou em Jesus Cristo. Utilizando de algumas passagens do Evangelho, o Doutor Seráfico, aponta para a pobreza evangélica como um dos meios de chegar a tão desejada perfeição que todos aqueles que se dizem cristãos aspiram. A primeira e grande defesa dos franciscanos, elaborada por ele, foi a obra De Perfectione Evangelica, na qual os três votos evangélicos: pobreza, obediência e castidade, são o reflexo dos seguidores de Cristo, que conseguiu viver de maneira pobre, obediente e casta. |