Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Nunes, Caroline Atencio Medeiros |
Orientador(a): |
Leal, Elisabete da Costa |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pelotas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em História
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Departamento: |
Instituto de Ciências Humanas
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5577
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Resumo: |
Esta dissertação analisa o movimento feminino, as relações de gênero e a religião presente nas Graphic Novels Persépolis e Bordados, da artista iraniana Marjane Satrapi. Marjane nasceu no Irã, em 1968, e cresceu inserida na trajetória política da Revolução iraniana, e na consolidação da República islâmica, através das novas normas sociais anti-imperialistas estabelecidas no país. Após deixar o país, em 1994, por discordâncias políticas, Marjane lançou Persépolis, sua autobiografia em formato de Graphic novel, entre os anos de 1999 e 2003, na França. Em 2003, Marjane lança Bordados, obra complementar a Persépolis, que discute as relações femininas e intergeracionais inseridas nos tabus da sexualidade da mulher iraniana. A partir da análise dessas obras, pretendemos refletir sobre os posicionamentos e influências políticas de Marjane. Destacamos também, a presença e importância do setor islâmico do movimento de mulheres atuantes no Irã durante a consolidação da República islâmica, movimento de mulheres bastante evidenciado por Marjane em Persépolis. Para pensar nessas questões, levantamos discussões teóricas acerca das relações de gênero no mundo muçulmano, feminismo islâmico, religião, intergeracionalidade e Orientalismo. |