Cortês, Carla Mirella de Oliveira. Moderno brasileiro em Moçambique, 1950-1975: a importação de uma imagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Mirella de Oliveira Cortês, Carla
Orientador(a): Diniz Moreira, Fernando
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3010
Resumo: Este trabalho pretende estudar a influência da arquitectura moderna brasileira, através do vocabulário estético da chamada Escola Carioca, em Moçambique, no último quartel da colonização portuguesa, compreendido entre 1950 e 1975. A fotografia foi utilizada por ter sido o principal meio de divulgação da arquitectura brasileira veiculada em livros e periódicos especializados, no período áureo da sua divulgação, entre 1940 e 1960. A partir da análise da fotografia pretende-se identificar os elementos desta arquitectura que tiveram impacto no momento de recepção em Portugal, para assim observar a forma como os arquitectos portugueses actuantes em Moçambique durante este período, interpretaram os temas eleitos como definidores da estética do moderno brasileiro. A análise desta influência foi feita a partir de três temas tidos como representantes da brasilidade arquitectónica: dispositivos de atendimento ao clima, diálogo com as artes e a plasticidade