Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
COSTA FILHO, Ismael Gaião da |
Orientador(a): |
CAMPOS, Fábio Ferreira da Costa |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Design
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25858
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Resumo: |
A base do estudo metodológico do Design consiste no conjunto de métodos e técnicas que são criadas com a principal função de conceber um artefato da melhor maneira possível, de forma que atenda com qualidade para com o usuário. Apesar de muitos autores e projetistas demonstrarem a forma de criação, ainda existe uma defasagem nos dias atuais de entendimento de como a ideação de comporta quando utilizada um tipo de metodologia. Por esse questionamento, esta pesquisa buscou estudar e compreender como grupos de projetistas utilizam os métodos e metodologias de design para resolver problemas e construir ideias como solução. Para isso foram realizados experimentos em salas de aulas com estudantes de graduação e mestrado, em cursos de design e engenharia de software, que consistiam em ensinar métodos e técnicas de design, com referências de autores e outros experimentos, para assim os estudantes aplicaram este tipo de metodologia em seus projetos. Para a análise dos resultados obtidos, foram utilizados processos como estatísticas de uso, análise da cadeia de Markov e análise de redes. Ao final, foi possível obter informações para validar questões propostas, tanto nesta pesquisa como para autores do passado, e, principalmente, verificar como o ensino de técnicas e metodologias atua em grupos diferentes, gerando comportamento oposto na escolha de desenvolvimento com foco na criação de artefatos. |